Psicoterapia infantil

A psicoterapia infantil consiste em um trabalho realizado com a criança com o objetivo de se minimizar/ resolver os conflitos/ dificuldades relatadas/ percebidas pelos responsáveis pela criança a fim de que estes conflitos não se reflitam nas demais fases de desenvolvimento do individuo e que a criança tenha um desenvolvimento adequado lidando bem com suas emoções e sentimentos e com as pessoas que estão inseridas em seu convívio diário 
 
É importante, que os pais/ responsáveis pela criança compreendam que as alterações de comportamento devem ser devidamente tratadas. Geralmente, estes comportamentos podem ser identificados através da agressividade, dificuldades escolar, timidez excessiva, isolamento, ansiedade excessiva, hiperatividade, dificuldade nos relacionamentos com as outras crianças e com os adultos, insônia dificuldade em lidar com perdas, fazer xixi na cama, irritabilidade excessiva, frustrações, tristeza excessiva, estar vivenciado crises familiares, insegurança, não aceitação de regras, dificuldade de aprendizagem, medos excessivos entre outras questões.
 
Inicialmente, nas primeiras sessões, serão realizadas entrevistas com os responsáveis pela criança a fim de se obter informações acerca da vida da criança, de seu desenvolvimento até a fase atual que esta sendo vivenciada pela criança, das relações estabelecidas com os responsáveis com as pessoas de seu convívio familiar e social. Neste momento, os responsáveis pela criança, também obterão informações e orientações sobre o que ocorrerá durante o atendimento psicológico da criança e fazer o encaminhamento para profissionais de outras áreas caso perceba a necessidade.
 
Após a realização das entrevistas iniciais com os responsáveis pela criança, o trabalho psicoterápico com a criança poderá ser iniciado. O trabalho proposto consiste em atividades/ recursos lúdicos, que envolvem brincadeiras, jogos, contação de histórias, desenhos, estimulação da capacidade criativa, da imaginação/ fantasias e de conversas constantes com a criança ao longo do atendimento), através das atividades mencionadas anteriormente, a criança irá retratar aspectos de sua vida diária, familiar, suas emoções, sentimentos, conflitos, frustrações, dificuldades, medos, sonhos, expectativas em relação ao futuro. Através desta interação/ comunicação eficaz com as crianças, o psicólogo terá um melhor entendimento de alguns comportamentos apresentados pela criança ao longo do processo psicoterápico, compreendendo desta forma, como a criança esta se percebendo no mundo e a si mesma, entendendo as suas emoções/ sentimentos/ dificuldades a serem trabalhadas/ potencialidades. Através desta análise criteriosa, será possível a resolução de conflitos/medos/fantasias/dificuldades apresentadas pela criança e a criança terá a oportunidade de se conhecer melhor e a lidar da melhor maneira com os conflitos apresentados durante as sessões e durante a sua vida em geral.
 
É importante ressaltar que, durante o processo de atendimento infantil, a participação e a orientação dos pais e responsáveis pela criança serão fundamentais e indispensáveis para que o atendimento infantil caminhe da melhor forma possível e atinja os resultados esperados.