Atualmente, é muito comum encontrar pessoas que estejam estressadas devido a estarem expostas/vivenciando situações de muita pressão, tensão ou insistência que exijam muito esforço por parte do individuo. O ritmo de vida acelerado, as cobranças, excessivas, o excesso de trabalho, a competitividade no trabalho, o trânsito, medo de ser assaltada, dificuldade nos relacionamentos, excesso do consumo de álcool e drogas, a tecnologia avançada, o cumprimento rígido de regras e de horários, problemas familiares/ financeiros, acidentes, problemas psicológicos, a falta de qualidade de vida devido à falta de tempo entre outros aspectos contribuem para o aumento do stress.
O stress causa nas pessoas alguns sintomas tais como: impressão de nervosismo, agitação, irritabilidade, angustia ansiedade excessiva, depressão. falta de concentração durante a realização das atividades diárias, tensão, raiva, insônia, indecisão exagerada, falta de memória, atividades corriqueiras se tornam exaustivas, perda da qualidade de vida para realizar somente tarefas que são obrigatórias.
(O estresse também pode repercutir no individuo através de problemas físicos de saúde tais como: doenças gástricas como úlceras, gastrites nervosas, cansaço excessivo, insônia, problemas cardiovasculares), aumento ou redução de peso, baixa imunidade, colesterol alto, diabete, AVC, enxaqueca, dores musculares, queda de cabelo/unha, envelhecimento precoce, falta de ar, sudorese, ataque de pânico, tontura, entre outros sintomas.
Segundo estudos realizados, o stress pode ser compreendido como uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Apesar de o estresse causar males à saúde, por outro lado, ele pode ser vantajoso/positivo (estresse) para o individuo em relação à reação diante de situações que envolvam perigo. Também pode ser útil em situações moderadas relacionadas a esporte, ao trabalho e a tomada de decisões entre outros,
O estresse pode ser combatido através de algumas mudanças na rotina e no comportamento que são necessárias que devem ser realizadas pelo individuo a fim de se obter uma melhor qualidade de vida e alterações em seu modo de enfrentar a vida, e os problemas que surgem diariamente. O psicólogo pode auxiliar neste processo de mudanças através da psicoterapia aonde o psicólogo auxiliará o paciente a se conhecer melhor e a identificar as situações que estão o impedindo de manter o controle diante de diversas situações. Durante a terapia, serão trabalhados os conflitos, os sentimentos, os pensamentos, serão discutidos e analisados em conjunto com o paciente as causas e as consequências que estão gerando o stress e as principais formas de lidar com o stress/situações/conflitos e posteriormente como adquirir recursos de adaptação e as diversas formas de combatê- lo.