Dificuldades de relacionamento

Lidar com o próximo, geralmente para muitas pessoas não é uma tarefa fácil, pois requer que o individuo saiba aceitar e lidar com pensamentos, atitudes, ideias, opiniões, expectativas/emoções/ vivências diferenciadas, comportamentos, visão de mundo muitas vezes diferenciado da sua. Estas divergências de ideias geralmente causa um grande desconforto nas pessoas. Muitas pessoas, muitas vezes por não conseguirem lidar com estes fatores mencionados anteriormente, acabam se isolando e criando muitos mecanismos de defesa que geralmente acabam sendo prejudiciais para elas mesmas, impossibilitando a realização adequada de tarefas diárias que requerem o convívio e a interação com o outro.
 
A dificuldade/ausência de relacionamento com o outro, causa no individuo, a sensação de não pertencimento a um determinado grupo ou situação, sensação de não acolhimento, sensação de culpa, sensação de incômodo, criticas constantes em relação a si mesmo, sentimento de inferioridade, distorção em relação a si mesmo, sentimento de fragilidade e frustração mediante as determinadas situações, sensação de impotência, de falta de capacidade/habilidade. Algumas pessoas ao contrário, acabam percebendo apenas o outro como culpado e acabam o criticando e julgando suas atitudes, pensamentos, comportamentos e a maneira de agir e enfrentar e viver a vida. 

Conforme mencionado anteriormente, esta dificuldade de lidar com o outro/ dificuldade de se relacionar, repercute de forma negativa na vida do individuo o tornando retraído, isolado, não compartilhando ideias, informações, experiências, emoções e consequente afetando a sua vida pessoal/social/espiritual/profissional.
 
Nestes momentos de dificuldade em relação a se relacionar, é muito importante que o individuo procure a ajuda de um profissional (psicólogo) que poderá auxilia- ló através da psicoterapia a desvendar/compreender a sua história de vida, os seus sentimentos, pensamentos, motivos/causas que estão o levando ao isolamento e que estão o impedindo de se relacionar/aproximar das pessoas de seu convivo diário, ajudando- o desta forma a obter o autoconhecimento e a buscar caminhos para modificar algumas atitudes/situações vivenciadas e comportamentos que serão necessários para reverter todas as dificuldades em relação ao contato/ interação com o outro apresentado. 
 
Para que as pessoas se relacionem umas com as outras, é importante que primeiramente elas se conheçam. O autoconhecimento, auxilia o individuo a lidar com suas potencialidades, fraquezas, medos, angustias, problemas, frustrações, desejos, expectativas em relação a vida, a si mesmas e aos outros que estão ao seu redor.